sábado, 17 de setembro de 2011

Personagens Brasileiros em games

Até a pouco tempo, o Brasil não possuía uma forte representatividade no mundo dos games, isto pelo seu mercado pouco difundido neste quesito, fato que vem mudando com as novas gerações de consoles e suas vantagens sobre o game original. Mesmo assim, algumas produtoras vez ou outra lançava um personagem originário de "terra Brasilis", quase todos em jogos de luta, e com tema ligado a capoeira e a Amazônia, algo que digamos não é nada mal, mais também há alguns personagens quem nem imaginávamos que fossem nossos compatriotas, confira a lista a seguir:


Um dos primeiros (talvez o primeiro) personagen(s) brasileiro(s) que surgiram no mundo dos games, foi o ex-militar Carlos Blanka, que apareceu em Street Fighter II da Capcom. O personagem que sofrera uma mutação forçada pelo vilão do game, lutava uma capoeira pouco representativa e nada convincente no jogo, é um dos personagens mais marcantes deste título, estando em quase todas versões de Street Fighter. Mais se você procurar sobre o Blanka no wikipédia vai encontrar uma história totalmente diferente da minha que foi baseada no fraco filme do Street Fighter "A batalha final" de 1994. Mais ha muito mistérios sobre a real história de Blanka até o seu nome, que no Japão é Jimmy Blanka, e no ocidente é conhecido como Carlos Blanka. Eis aqui o nosso primeiro e exótico herói nacional no mundo dos games.


Carlos Oliveira é um soldado membro da equipe U.B.C.S. (Umbrella Bio-Hazard Countermeasures Service), aparece pela primeira vez em Resident Evil 3 e nos dois ultimos filmes da série. Carlos é enviado para Raccoon City com a missão de resgatar possíveis sobreviventes. A Umbrella usou esse plano para disfarçar sua culpa na contaminação da cidade. Depois de conhecer Jill, Carlos pretende mudar de vida e passar a lutar por uma causa que de fato valha a pena.  Por fim, Carlos foi um dos poucos sobreviventes a escapar da cidade, e seu paradeiro atual é desconhecido.Espero que em Resident Evil Collection podemos ter o soldado Brasileiro Carlos Oliveira de volta a ação.


Eddie Gordo, e o primeiro personagem brasileiro da série Tekken, de fato é um capoeirista nato, misturando elementos de hip hop na sua luta. Eddie apareceu pela primeira vez em Tekken 3. Eddie é filho de uma família rica, e com o assassinato de seus pais foi para cadeia com medo de que os assassinos o matasse também. Em carcere, Eddie conhece um mestre de capoeira e aprende a arte da luta, em seguida vira mestre de Christie Monteiro que só aparece em Tekken 4.


Christie Monteiro só apareceu pela primeira vez em Tekken 4, ela é neta do Mestre de Eddie, que ao aprender a arte da capoeira prometeu ao seu mestre que ensinaria os paços da luta a sua neta Christie Monteiro. Heroínas de games são quase todas muito sensuais, mais  Christie Monteiro tem um "sex appeal" a mais, por ser uma mulher brasileira, assim sendo os produtores de Tekken abusaram da sensualidade nas roupas da moça e em seus atributos físicos.


Sean Matsuda é mais um personagem brasileiro do game Street Fighter. Sean apareceu somente na versão de Street Fighter III. Ele é um carateca nascido em Santos e é um discípulo de Ken, e gosta muito de basquete.  Com um cabelo semelhante ao de Neymar, Sean também possui outra característica semelhante ao jogador, a "marrentice".


Roberto Miura é um lutador futebolista do game Rival vs School da Capcom, que teve sua primeira versão para Playstation 1 em 1997. Estudante de ensino médio da Escola Gorin, apesar da aparência distinta, Roberto Miura foi inspirado no personagem Roberto Hongo do anime "Capitain Tsubasa" , que é um ex-jogador de futebol mestre de Tsubasa, personagem principal da série.


O Grandalhão Marco Rodriguez da série Fatal Fury é mais um brasileiro no mundo dos games, o carateca lutador do estilo Kyokugen só aparece na quarta edição de Fatal Fury, que foi produzido pela SNK e lançado para Neo-Geo em 1999. Na versão norte-americana do game, o carateca brasileiro aparece com o nome  Khushnood butt. 
Marco foi aprendiz de Ryo Sakazaki, e entra para o torneio King of Fighters Maximum Mayhem para provar o valor de seu estilo de luta.

Richard Meyer é o primeiro personagem brasileiro do mundo dos games com passos e golpes característicos de capoeira, Richard aparece pela primeira vez em Fatal Fury 2, depois aparecem em Fatal Fury 3 e KOF: Maximum Impact 2, para PS2. Richard é dono da boate "Pao Pao", e sempre que preciso usa da sua capoeira para "controlar" algum tumulto na sua boate.

Mais um capoeirista brasileiro famoso no mundo dos games é Bob Wilson, que só aparece em Fatal Fury 3: Road to the Final Victory, de 1995, e também em Real Bout. Bob Wilson é um funcionário e discípulo de Richard Meyer. Bob tem característica de ser sempre simpático, mesmo em luta ele possui alguns gestos engraçados.

O brasileiro com passaporte americano Martyn Alencar é um dos nove personagens jogáveis de Far Cry 2, Lançado em 2008 Far Cry 2 é um título bastante aclamado pela critica, e é um ótimo sinal ter um brasileiro como um dos personagens deste game.

Mais uma capoeirista no mundo dos games é Pupa Salgueiro de Rage of the Dragons, produzido pela SNK em 2002 para Neo-Geo, esta é um tanto menos voluptuosa do que Christie Monteiro, e um tanto mais infantil e caricata. Pupa tem personalidade briguenta e possui uma chave de rosca como arma.

Assim como Blanka de Street Figther Rikuo é um personagem criado pela Capcom com uma aparência digamos, exótica. Rikuo é personagem do game de luta Darkstalkers de 1994 para playstation 1. Rikuo também é originário do Amazônas, mais o personagem possui uma peculiaridade, é um ser mistico, imperador de um reino de 30.000 seguidores. Este reino e destruído, então no game Rikuo ficou cheio de ódio e sede de vingança,  volta para vingar e reconstruir-lo. 

Mais uma personagem brasileira de game de luta é Leona Heidern, que, pasmem, não luta capoeira! Leona aparece pela primeira vez em  King Of Figthers’96, da SNK, foi criada para substituir Heidern, seu pai adotivo. Leona tem um passado conturbado, e quando atinge o apce da fúria em um combate ela tem flash's momentâneos de sua infância sofrida. O maior sonho de Leona é descobrir sobre sua verdadeira família.

Mais um da série, personagens brasileiros, fisicamente estranhos criados pela Capcom é o ermitão Oro. Na verdade Oro é nascido no Japão, mais fez do Brasil, mais precisamente a Amazônia (de novo ela) seu recanto. Dos personagens fisicamente estranhos criados pela capcom Oro consegue ser o mais feio, mais é um ser um tanto quanto forte, usa apenas um dos braços como arma de luta, e vive a procura de outros lutadores que possam herdar suas habilidades. Oro é um personagem de Street Fighter III de 1997.

Bob é um lutador estilo Greco Romana do game Fighter Destiny de 1998 desenvolvido pela Genki para Nintendo 64, Não se sabe muito deste game, muito menos de Bob. Como ainda hoje tenho um Nintendo 64, confesso que fiquei curioso para conseguir este game, que possui vários lutadores de diversos países do mundo, e Bob e o representante brasileiro nesta versão do game.

Adriana é uma lutadora do segundo game Fighter Destiny de 2000. Na primeira versão do game Bob, foi o representante brasileiro, desta vez é Adriana, uma moça inspirada em alguma madrinha de bateria, pois possui alguns adereços carnavalescos em sua roupa.

Se sabe tanto da boxeadora Selene Strike do game Ready 2 Rumble, quanto de Bob e Adriana do game Fighter Destiny, é uma personagem totalmente obscura, que no google se encontra uma "vasta" galeria de três fotos diferentes desta personagem, sendo a seguir, a melhor delas. Ready 2 Rumble Boxing é um jogo de boxe para o Dreamcast , PlayStation 1, Game Boy Color Nintendo 64 e foi lançado em 1999 pela Midway, sendo a versão do Dreancast a de maior sucesso.

Existem mais alguns personagens de games brasileiros, quem não lembra do "cracasso" de bola Alejo da série Super star soccer? Está certo, jogos esportivos sempre temos um representante brasileiro, seja com o nome licenciado com os Ronaldinhos de todas as versões de FIFA e PES ou com nome fictício. Mais há alguns outros personagens brasileiros em games tão pitorescos que nossa vã filosofia possa imaginar, como o caso do game para Odyssey ispirado nos trapalhões "Didi na terra encantada", o game da turma da Mônica feito para master system, a versão show do milhão para Mega drive III que teve o grande Silvio Santos como estrela, o game Ayrton Senna feito sobre o  Formula 1 para SNES, e até mesmo uma versão fictícia do ídolo Senna foi criada no game  Super Monaco GP, jogo de 1989 para Mega Drive. No jogo Rainbow Six há um soldado chamado Carlos que é Brasileiro, além de alguns vilões, como em Modern warfie 2, Drive do playstation 1 também há um vilão Brasileiro, Fight Fever, jogo de 1984 para Neo-Geo, há o personagen Golrio, e Max Payne 3 teremos mais alguns personagens brasileiros, pois o jogo se passa em São Paulo, fiz um post aqui no blog sobre este jogo veja no link. E como não poderia ser diferente temos os vários mock-up's de GTA com torcedores de clubes brasileiros e vários capitães Nacimento.



6 comentários:

  1. muito bom o blog !
    deu até vontade de jogar esse jogo

    http://100ndaprafazer.zip.net/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quanto personagem, eu não imaginava que existiam tantos assim nos games. De cabeça mesmo, só lembraria do Blanka, rs. Parabéns pelo artigo completo.

    ResponderExcluir
  3. seguindoooo ameiii os desenhos femininos siga o meu
    http://www.dicasdadacy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Putz... realmente artigo completissimo. Eu mesmo nunca imaginei que existissem tantos personagens "originarios" do Brasil... só conhecia dessa lista Blanka e Riuko... muito bem elaborado o post, imagino que tenha dado um trabalhão para fazer a pesquisa, bem como resumir a história de cada personagem.

    Resumindo o blog está de parabéns e o post tbm!

    Vou ali ressuscitar uma games e volto já rsrsrsrs

    Grande abraço e continue com o bom trabalho.

    http://efeitopio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos elogios Wellington, deu um pouquinho de trabalho sim, mais é sempre gratificante ver que alguém leu e gostou! Obrigado e volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Só corrigindo certas informações:

    1-Blanka NÃO se chama ''Carlos''. Isso foi inventado nos EUA na época em que foi criado o filme com Jean Claude van Damme e a série animada. A Capcom NUNCA disse que seu nome é ''Carlos'' e sim ''Jimmy'' (apelido que significa tanto ''Jaime'' quanto ''James'' e que foi dado pelo seu pai, que era estrangeiro).

    OBS; Esse desenho foi tão danoso pra imagem do personagem Blanka que criou os boaos infundados de que o mesmo era Charlie Nash amigo do Guile e que ele ''não era brasileiro''. Coisas idiotas que os brasileiros começaram a divulgar como se fosse verdade.

    2-Blanka foi metamorfoseado por um virus semelhante ao que existe em Resident Evil: o virus-B. Não pela Shadaloo.

    3-A Shadaloo só capturou o Blanka na época de Street Fighter Alpha\Zero 3 (um ano ou mais antes de Street Fighter 2, na cronologia). Eles fizeram lavagem cerebral pra torná-lo um super soldado a seu dispor. Ele era escravo da Cammy, antes dela fugir da Shadaloo.

    4-Roberto Miura, parece, que é argentino e não brasileiro. Tem um problema de informações na Capcom. Dizem que tem duas versões do mesmo personagem: Roberto Miura e Roberto Sanho. Um dos dois é brasileiro, talvez.

    5-Sean NÃO tem o cabelo do Neymar: o jogador de futebol é que tem o cabelo do Sean, pois ele foi criado nos anos 90, antes do futebolista ''inventar moda''. Mas, entendo que o comentário foi pra brincar mesmo. ;)

    ResponderExcluir