Nesta época de grandes lançamentos de FPS de sucesso e bem próximo a realidade, aproveitei o gancho e fui a fundo capturando o game que foi o percursor da ideia de um FPS, Wolfenstein 3D. Que jogaço! Este jogo remete boas lembranças da minha infância. E depois de matar zumbis, a outra coisa mais legal e prazerosa de se mandar para as profundezas são os nazistas. E este game nos proporcionou esta ótima sensação de uma forma ate então inusitada. Quem jogou vídeo game na década de 90 certamente jogou Wolfenstein 3D e é prova de tudo que falo e falarei neste post sobre este game, vejamos:
Este game foi lançado em 1992 pela Id Softwere, originalmente para rodar apenas em PC, mais com o devido sucesso a produtora lançou o game para várias outras plataformas da época como Atari Jaguar, Game Boy Advance, e Super Nintendo. Sendo esta ultima onde eu conheci este jogo e passava horas na frente da TV aniquilando os sentinelas do 3° Reich.
Tela inicial do game mostra B.J, personagem princiapl, uma mistura de exterminador do futuro e Rambo, ícones da época |
Wolfenstein 3D possuí uma jogabilidade que era uma novidade e tanta na época, que colocava o jogador na perspectiva de visão do personagem que fez tanto sucesso que virou um gênero de game a parte, e até hoje há uma enxurrada de títulos discípulos deste game.
Jogabilidade em primeira pessoa, inovação até então |
Além de ser um dos games mais influentes da história Wolfenstein 3D, causou muita polêmica na época pela sua jogabilidade "realista" que incorporava o jogador na pele de um matador, e pelo sangue poligonal que pulsava quando algum personagem era alvejado por tiros ou escalpelado por uma facada.
O gráfico do game era totalmente poligonal, me doí falar isso de um jogo tão bom, mais o gráfico era feio até para época que foi criado, acredito que pela proximidade dos personagens com a tela dava este efeito quadricular aos elementos do game. Muitos colegas meus, na época não jogavam Wolfenstein 3D, por reclamar que dava tonturas e dor de cabeça, efeitos que nunca me ocorreram.
gráficos absolutamente poligonais |
Diferente dos FPS modernos Wolfenstein 3D não possui uma infinidade de armas, são apenas 3 armas de fogo (pistola, metralhadora e metralhadora giratória) e uma faca. A metralhadora giratória é a arma mais usadas pelos chefões que possuí um nível de dificuldade meio elevado, mais nada fora do normal, salvo o Hitler que vem em uma armadura de robô equipada com quatro metralhadoras giratórias. Para matá-lo é precisos destruir a armadura e depois destruí-lo normalmente, até que não é difícil, o difícil é conseguir manter-se vivo, fugido das rajadas que ele dá em sua direção. A arma mais indicada para matá-lo é a metralhadora giratória, mais tente ser certeiro pois as munições dela vão embora em um susto.
metralhadora giratória, melhor arma contra os chefões |
Wolfentaisn 3D está para o vídeo game assim como Michael Jackson esteve para a música, é um game que envelheceu rápido, confesso, mais que nunca foi ou será esquecido, pelo simples fato de ser o avô de muitos títulos que hoje vendem bilhões e enchem os cofres das produtoras.
Acredito que todos os produtores de grandes FPS como a Activision, a Eletronic Arts entre outras tem em Wolfenstein 3D como seu "jogo de cabeceira" ou manual de como se faz um bom FPS.
NOTA: 10
melhor game. numero 1 claro..óbvio..
ResponderExcluir