segunda-feira, 18 de junho de 2012

Site dá detalhes do que seria o novo XBOX

Saiu uma notícia quente no site UOL nesta manhã se segunda-feira, mostrando detalhes de um documento vazado que seria de autoria da Microsoft dando detalhes do próximo XBOX, além da data de lançamento, veja a matéria na integra: 



"Novo Xbox sai em 2013 com óculos de realidade aumentada, revela documento vazado

O sucessor do Xbox 360 chega em 2013 com suporte a discos Blu-Ray e será compatível com um novo Kinect até um óculos de realidade aumentada. Isso é o que revela um documento de 56 páginas apresentado em agosto de 2010 e vazado da Microsoft, segundo o site americano The Verge.
De acordo com a empresa, o Xbox 720 teria suporte a discos Blu-ray, suporte nativo ao 3D, apps, um sensor adicional e compatibilidade com periféricos. Além da promessa de performance 6 vezes superior à do Xbox 360, há menção a resolução 1080p real com suporte total a 3D e um status de "permanentemente ligado" para o console. Um dos slides mostra que o próximo Xbox será desenhado para ser escalável em termos de quantidade e frequência de núcleos de CPU.
Aparentemente a Microsoft estaria discutindo sobre usar seis ou oito núcleos ARM ou x86 com 2GHz cada e 4GB de memória DDR4, além de três núcleos PPC com 2.2 GHZ cada para retrocompatibilidade com o Xbox 360.
A Microsoft posiciona o Xbox 720 como "o único aparelho necessário para entretenimento na sala de estar", citando a capacidade de gravar conteúdo da TV e a unificação com o Windows 8, o que facilitaria o desenvolvimento de aplicativos focados no PC, Xbox e Windows Phone. O videogame custaria US$ 299, com o Kinect 2 incluso e um ciclo de vida previsto para 10 anos, com mais de 100 milhões de unidades vendidas.
De acordo com o documento, a próxima versão do Kinect seria um aperfeiçoamento do hardware atual: maior precisão na captura de movimentos, imagem estéreo, melhor reconhecimento de voz, melhor câmera RGB, suporte a acessórios e detecção de até quatro jogadores simultâneos figuram entre as novidades.
Para completar, o Kinect teria processamento dedicado no hardware.
Em relação aos acessórios, estes serviriam não para substituir os controles, mas para permitir que os periféricos interajam com o sensor. Os slides fazem referências a games para quatro participantes envolvendo dardos, basquete etc.
Há também referência ao Kinect Glasses, projeto de pesquisa da Microsoft que recebeu o codinome de Project Fortaleza. Há poucas informações sobre o hardware, mas os óculos aparentam ter suporte a Wi-Fi e 4G, além de incorporar recursos de realidade aumentada de forma similar ao Project Glass, do Google.
Descrito como um dispositivo revolucionário e que deixa as mãos livres, o Kinect Glasses estaria previsto para chegar ao mercado em 2014, ou seja, após o lançamento do Xbox 720. A Microsoft não diz se os óculos funcionariam no console, mas eles parecem ter sido desenhados para funcionar de maneira independente, como um dispositivo móvel.
Vale lembrar que o atual Kinect, quando foi revelado, era conhecido como Project Natal, uma referência à capital do Rio Grande do Norte, uma das cidades preferidas de Alex Kipman, brasileiro por trás da ideia, pesquisa e concepção do acessório. Considerando o codinome "Fortaleza", seria este o novo produto no qual Kipman estaria trabalhando? A referência à capital do Ceará aponta esta possibilidade - além da paixão do brasileiro por praias do Nordeste."

domingo, 17 de junho de 2012

Na batedeira, uma mistureba de links geek's da semana.


Coloquei na batedeira os links de sites e blogs geek's mais relevantes da semana, divirtam-se, e bom final de semana a todos!

Novo Tomb Rider gera polêmica anjtes do lançamento com possíveis cenas de abuso sexual  http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2012/06/novo-tomb-raider-pode-trazer-cenas-de-abuso-sexual.html

saiu novo trailer do filme de Resident Evil 5 http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-100660/ 

Da série como eu gostaria de ter um deste em casa; trono de ferro em tamanho rela game of thrones http://blogdebrinquedo.com.br/2012/06/06/replica-em-tamanho-real-do-iron-throne-da-serie-game-of-thrones/ 

Da série como eu gostaria de ter um deste em casa II; bobble head MIB http://blogdebrinquedo.com.br/2012/06/08/bobble-heads-de-men-in-black-worm-guy-e-frank-the-pug/ 

Recordar é viver, post da semana (escolhido por mim) do Gagá games http://www.gagagames.com.br/?p=34100

Em homenagem a semana dos namorados que acabou de acabar, segue o vídeo do casamento do Pac Men  http://www.continueinfinito.com/2012/06/o-casamento-do-pac-man.html 

Dica de Download da semana; cd trilha sonora street figther http://nerduai.blogspot.com.br/2012/06/street-fighter-tribute-album.html


Notícia; vem ai just dance gretest hits http://nosgeeks.com.br/ubisoft-anuncia-just-dance-greatest-hits/ 

Trailer game; Novo trailer de Lego Batman 2 com bonecos falantes http://nosgeeks.com.br/novo-trailer-de-lego-batman-2-com-bonecos-falantes/

WoW, que notícia; Beakman no Brasil – O cientista mais querido da infância de muitos desembarca em solo tupiniquim http://nosgeeks.com.br/beakman-no-brasil-o-cientista-mais-querido-da-infancia-de-muitos-desembarca-em-solo-tupiniquim/

Notícia; Power Rangers: Megaforce é a nova fase do Sentai americano http://nosgeeks.com.br/power-rangers-megaforce-e-a-nova-fase-do-sentai-americano/

Vídeo; vilão dos videos games em filme da disney http://www.naointendo.com.br/videos/viloes-do-video-game-em-filme-da-disney





quarta-feira, 13 de junho de 2012

Novas imagens de Far Cry 3 são divulgadas

A Ubisoft Brasil divulgou nesta quarta-feita 13 de Junho,por meio de sua página no Facebook novas imagens de Far Cry 3 confira:


*Click na imagem para ver em tamanho real










A primeira vista os gráficos agradaram e muito, agora é esperar 23 de Setembro é a data divulgada pela Ubisoft para o lançamento nacional do game, até lá fique com estas lindas imagens e o Trailler do game divulgado na E3 deste ano:


terça-feira, 12 de junho de 2012

Os 10 maiores casais do mundo dos games



Hoje se comemora o dia dos namorados em terras tupiniquins, e como não poderia ser diferente o Batedeira Geek não poderia ficar fora desta “pegação”, digo, comemoração e fazer um post especial listando os 10 maiores casais do mundo dos games para você e sua(seu) parceira(o) lerem abraçadinhos e se inspirarem nas histórias, acompanhem:

10° Lugar: Diddy Kong e Dixie Kong (Donkey Kong)

Como não lembrar-mos deste casal? Que ilustra muito bem a mágica do primeiro amor? Aquele lá do tempo de 3ª série lembra? Da época em que dividíamos o pacote de biscoito e a caixinha de toddynho, e quando “estávamos de mau” nos afastávamos e 5 minutos depois estávamos colados feitos “pão e manteiga” novamente. 

Pois bem, Diddy e Dixie representam muito bem esta mágica infantil do primeiro amor, pela amiga(o) da infância. Aquele amor que não há beijos e amassos, mais é tão sincero e verdadeiro que mesmo que o tempo passa jamais esqueceremos.

9ºLugar: Nate Drake e Elena Fisher (Uncharted)

O aventureiro Nate Drake e a astuta jornalista Elena Fisher, sejam talvez o casal mais “na moda” do mundo dos games. Provavelmente você conheça um casal que teve o início de seu relacionamento como os dois começaram, ou quem sabe o seu próprio relacionamento tenha começado como o dos dois, que a primeira vista com ar de reprovação de ambos, um não suporta o jeito do outro, se amam mais não querem demonstrar, pelo contrário a todo momento fica frizando que não se suportam. 

E foi assim em Uncharted Drakes fortune no qual escrevi neste post, mais bastou os dois passarem por algumas situações delicadas na história do game para unirem forças e agirem juntos. Em alguns momentos Drake salva a mocinha, e a mocinha também salva Nate, mais juntos eles são mais fortes.

Mesmo com Drake sendo seduzido pela bela morena Chloe Frazer em Uncharted 2, foi neste game que depois de um longo tempo distante Nate e Elena se reencontram e se assumem como um casal, lindo não?

8° Lugar: Link e Princesa Zelda (Zelda)

O que seria do mundo dos games sem a Nintendo e suas “complexas” histórias de princesas sequestradas e o mocinho para salva-las? Vendo desta ótica podemos perceber que a Nintendo está para os games assim como a Disney está para o cinema, confere? (mais ainda bem não criaram musicais para games, odeio aquela coisa de xícara, bule, cadeira, e quaisquer seres inanimados cantando e dançando uma música no improviso que nem ensaiaram, mais todos sabem os paços da dança e a letra da musica).

...Voltando ao raciocino...

Zelda não é a primeira, e não será a ultima princesa sequestrada da Nintendo a fazer o seu mocinho desbancar meio mundo para salva-la, e para fazer isto o cara precisa ser muito apaixonado pela sua amada assim como é Link por Zelda.

7° Lugar: Mário e a Princesa Peach (Super Mário)


Este talvez seja um dos mais antigos, famosos e problemático casal do mundo dos games. Antigos, pois desde os primórdios dos games a história de Mario quase sempre se baseia nisso, salvar a princesa sequestrada por Bowser, famoso por se tratar de Mario e não se fala mais nisto, problemático, porque sabemos que a princesa adora dar um passeio na suíte presidencial do castelo do Browser, pois não é possível que ela possa ser tão tapada assim, sempre ser seqüestrada e sempre de forma parecida. Azar do bigodudo.

6º Lugar: Duke Nukem e suas “primas” (Duke Nukem)


Você pode estar pensando, se debatendo e me ofendendo: “Mais que facínora, Duke não é nada romântico, além disto, é polígamo feito um homem bomba e suas 72 virgens no paraíso”.
É ai que você se engana meu caro, Duke se irrita com qualquer ser que chegar perto para maltratar e ofender alguma de suas “primas” em Duke Nukem Forever isto é evidente quando um dos inimigos ofende as irmãs gêmeas, que dão “suporte” a Duke.
Ele pode ser polígamo, mais em todo momento suas “assistentes” são protegidas pelo garanhão.

5º Lugar: Gwendolyn e Oswald (Odin Sphere)


Este é um dos casais mais adversos do mundo dos games, onde Gwendolyn vai vingar o amado, Basicamente é isto! Mentira, a mais amor entre os dois que nossa vã filosofia possa imaginar. Gwendolyn é uma Valkiria filha de Odin, e quando nasceu foi prometida em casamento ao Rei do inferno, Ônix. Mais a mesma quando crescida se apaixona por Oswald, que é o guerreiro das trevas.

Ônix propõe ao guerreiro Oswald que ele matasse o Dragão Leventhan, em troca o guerreiro poderia se casar com Gwendolyn, mais tudo não passou de uma emboscada para matar Oswald que na luta contra o dragão acaba seriamente ferido, Gwendolyn o salva matando o temido dragão Levernthan, impressionado com a bravira da valkiria, Ônix permite que Gwendolyn saia com Oswald levando-o para o castelo e salvando sua vida. Ah!... O amor sempre vence! E é bom Oswald nunca pisar na bola com Gwendolyn pois ela já mostrou que é forte pra caramba!

4° Lugar: Monkey e Trip (Enslaved: Odyssey to the West)


Existe algo mais romântico do que estar ligados entre si por suas próprias vidas. Nesta situação se encontram os protagonistas de Enslaved, Monkey e Trip, onde se um morrer o outro também morre. Trip tem um poder que acredito eu toda esposa, namorada ou ficante gostaria de ter, ela colocou na cabeça de Monkey uma espécie de coroa controladora. Desta forma, ele involuntariamente deve seguir os caminhos trilhados por ela. 

A sorte dele é que o jogo se passa em um mundo pós apocalíptico, pensa bem se fosse nos dias atuais ele tendo que sair para fazer compras com ela enquanto ela experimenta 1001 pares de sapato ainda fica na dúvida em qual levar enquanto ele espera tudo com os olhos lacrimejando e o cartão de crédito na mão pronto para ser assaltado pela própria parceira?! Tenso não!? Por estas e por outras o 4º lugar é de Monkey e Trip.

3° Lugar: Prince e Elika (Prince of Pérsia)


O jogo bem que poderia se chamar "Princess of Pérsia", pois estamos falando de uma versão meio deturpada do grande clássico. Nesta versão temos Prince que de príncipe não tem nada, apenas o nome, ele é um jovem andarilho que em uma tempestade de areia perde o seu burro e quando vai a busca do animal tromba de forma casual com a princesa Elika, uma linda moça que fugia desesperadamente e ao trombar com prince tem uma típica cena de filme escolar americano, onde os livros caem e ambos abaixam para pegar trocando olhares, é clichê? Claro que é, mais funciona! Após trocarem olhares Eika logo explica a Prince que estava fugindo de seu pai (um rei deturpado) e seus vilões.

Além de ser um exímio guerreiro com espadas, Prince possui uma rara habilidade de subir e escalar as paredes e sempre leva Elika pendurada em suas costas. Mais nem sempre o rapaz consegue vencer os obstáculos, mais ele possui a ajuda de Elika que tem poderes sobrenaturais de flutuar por um pequeno momento e acaba auxiliando-o a subir a alguns lugares antes impossíveis e salvando-o de quedas nos abismos. Desta forma Prince e Elika formam um casal que um sempre completa a limitação do outro.

2º Lugar; Sr e Sra Pac Man (Pac Man)


Como fazer um relacionamento durar tanto tempo sem cair na mesmice? Pergunte a Sra e o Sr Pac Man! Eles estão juntos desde 1980, e foram o primeiro casal a protagonizar um namoro firme no mundo dos games, e desta linda relação tiveram Junior que é símbolo deste amor tão firme e duradouro do Sr. E da Sra Pac man. Um verdadeiro exemplo de família perfeita!

1º Lugar: Wander e Mono (Shandow of Colossus)

Para mim esta é a maior prova de amor dos games, mais por outro lado traz uma pequena lição a nós que quando estamos cegos pelo amor fazemos qualquer coisa em prol da pessoa amada, mesmo que estas coisas não são certas.

Pois bem, Wander é um pequeno guerreiro de um povoado que acreditava que sua amada Mono era uma pessoa amaldiçoada e decidem sacrifica-la. Com a morte de Mono ele fica desolado e montado em seu fiel cavalo Agro vai até o vale proibido e faz um pacto com Dormim, uma entidade sem corpo, uma espécie de voz misteriosa (hora masculina hora feminina). No pacto a Voz misteriosa pede que ele faça um juramento que mataria todos os colossus que habitavam a região. Mesmo sabendo que os colussus eram seres passivos, Wander ignora toda e quaisquer conseqüência em busca de um único ideal ressuscitar sua amada.

Menções Honrosas


Ken e Eliza poderia estar muito bem engrandecendo esta lista, seria o casal décimo primeiro colocado. Não entrou na lista principal pois Street Fighter tem um enredo tão consistente quanto um pudim de paçoca, e como a lista só vai até 10 fica aqui a homenagem a mais este belo casal que se casou após o Ken vencer o torneio Street Fighter II.

Sonic e Amy poderiam entrar para a lista, mais enquanto ela se derrete por ele,  porco espinho prefere correr atrás de argolas, vai entender um dia ele aprende. Por isto vou deixar para talvez uma próxima lista.


Mai Shiranui e And Bogard é um casal que passa pelo mesmo problema de Sonic e Amy. Enquanto Mai se derrete publicamente pelo o amado o cara prefere lutar para vencer o torneio The King of Fighters, para ele aprender, quem sabe na próxima lista ele entra.

Cloud e Tifa poderiam entrar na lista, mais toda lista de casais apaixonados de games que vejo tem que ter os dois ou algum outro casal de Final Fantasy, tem alguns clichês que são ótimos, mais este eu quis burlar a regra, e preferi colocar Odin Sphere pois é um jogo mais legal que Final Fantasy, e também deixa esta história convencional de casal dos games.


Cody e Jessica poderia entrar facilmente na lista, ainda mais por Final Fight ser um game tão legal, mais fica para próxima.


Na verdade quem pega quem, nós não temos certeza, mais que eles se pegam ah isto nós sabemos! O elenco de Resident Evil é tipo o elenco de Friends ali não tem este papinho de "pegô baba" estão mais para "lavou tá nova", com um elenco tão grande assim e cheio de amor para dar, era impossível escolher um casal apenas, então resolvi homenagear todos de forma igualitária.

 AH O AMOR! Como um sentimento tão nobre como este poderia ficar sem uma data só sua?! E nesta levada é que terminamos o post especial do dia dos namorados, espero que gostem, e seu(sua) namorado(a) também!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Max Payne 3



Poucos jogos desta atual geração de consoles conseguiu me prender com tanta veemência, posso citar uns quatro bons exemplos: God of War, Assassin’s Creed (série), Uncharted (trilogia), e Batman Arkhan Asilum (Acreditem ainda não joguei o Arkhan City. Sim! Eu também não me perdôo por isso).

É claro que teve outros ótimos jogos tão bons quanto estes acima, como o Red Dead Redemption, L. A. Noire, Medal of Honor, Skyrim e outros que também me prenderam bastante, mais os quatro anteriores não os considero melhores mais sim, acredito que a narrativa da história foi um pouco mais frenética a ponto de logo querer dá prosseguimento na labuta.

O ultimo grande jogo que teve esta perspicácia foi o grande lançamento da Rockstar neste ano, Max Payne 3. Ai você me pergunta: O que faz deste game tão envolvente?
Acredito que a Rockstar criou um game com uma narrativa cinematográfica, mais sem esquecer sua essência contida nos primeiros jogos da série, além de melhoras consideráveis na jogabilidade e gráficos exuberantes descrevendo com franqueza as favelas de São Paulo, o que de fato quando anunciado, que o game se passaria no Brasil houve um frenesi, em sites e fóruns de games em torno desta afirmativa. Todos, inclusive eu, tinham medo de ver uma São Paulo meio carioca, tirada diretamente de filmes como Tropa de Elite e Cidade de Deus. Mais acredito que houve por parte da Rockstar um estudo das características do local e do comportamento da população.

Na minha ótica a fictícia favela Nova Esperança retratada no game, reproduz com certo realismo as favelas paulistas. Além da favela há cenários como botecos, bordel, boate, estádio de futebol (acredito que não há um time brasileiro com uma estrutura tão boa quanto ao time fictício Galantis F.C), ferro velho, aeroporto, metrô, escritório das empresas Branco, mansões, Rio Tietê (mais limpo e navegável como nunca). De fato o Rio Tietê possui parte navegável na região de sua nascente na Serra do Mar, ele se torna o que conhecemos quando chega a São Paulo, mais como o jogo se passa em São Paulo capital os gringos trataram de “limpar” o Tietê por completo. Outro cenário que vale destacar são as ruas da metrópole, que não foram descaracterizadas, placas de trânsitos e orelhões nas cores dos orelhões da "telefônica" descrevem bem isto.
São Paulo não está ali fielmente retratada, mais de fato não houve a tal “carioquização” da metrópole paulista como muitos diziam que iria haver.  
Tiroteio em Nova Esperança, favela fictícia do game
Sobretudo só de saber que um game de uma empresa que mantém uma fama de prezar sempre pela qualidade e é reconhecida pela polêmica de seus games, fazer do Brasil cenário de uma de suas obras, faz com que nós brasileiros ficamos mais curiosos e envolvidos com o desenrolar da história.

História esta que dá seguimento a série de jogos do PS2, XBOX, e PC que estava esquecida e com um dedo de poeira nos porões Californianos da Rockstar. Eis que a empresa que nunca dá tiro no escuro em seus lançamentos teve a brilhante idéia de trazer de volta o a tona o detetive mais barra pesada de NYDP, agora querendo apagar seus fantasmas em doses de whisky e analgésicos em terras “Brasilis.

Max vem ao Brasil a convite de Raul Passos, um antigo amigo que trabalha como segurança de magnatas brasileiros. A vinda de Max acontece, pois o mesmo tem a cabeça caçada em Nova Jersey (ultima cidade onde morou nos EUA) e em todo território norte americano, isto acontece após Max assassinar Tony de Marco, filho de Anthony de Marco, um poderoso e influente gangster local.

Morando na cidade de São Paulo Max Payne é segurança particular de Rodrigo Branco, um magnata brasileiro do ramo imobiliário, e adepto as baladas regadas á mulheres, whisky e farinha que o Maradona curte. Em meio a uma destas baladas loucas. A bela esposa de Rodrigo Branco é seqüestrada por uma gangue conhecida como comando sombra, uma espécie de PCC fictício, que tem como chefe Serrano, uma espécie de Zé Pequeno dos games.

A partir deste momento Max se envolve de vez na trama a ponto de colocá-lo como homem mais procurado de São Paulo, tanto pela polícia tanto pelo poder paralelo.

O game retrata o personagem principal com expressões sempre fechadas e com um físico pouco mais debilitado devido a idade e o vício em whisky e analgésicos. Desta vez Max está de cabeça raspada e barba maior, o que torna o personagem visivelmene mais brutal. Os movimentos de Max são um pouco mais lentos do que nos game anteriores, nada que o venha atrapalhar a erradicar um exército inteiro de facínoras, mais serve para ilustrar bem a passagem do tempo na vida de Max.  

O efeito Bullet-time, popularmente conhecido como câmera lenta do Matrix, foi aprimorado e dá mais ação ao game, nada mais espetacular do que acertar um balaço do inimigo e a ver atravessar seu crânio e miolos como uma faca na manteiga!...

Vocês não acham isto legal? Não?!...

Estão todos condenados a passarem o restos de suas vidas sentados no colo do Boss de Dante’s Inferno!..

...Voltando ao estado normal de consciência!...

O efeito Bullet-time ou camera lenta Matrix
O life de Max pode ser regenerado se drogando com analgésicos, o que faz Max ficar momentaneamente tonto com os remédios, e a outra forma é usando a mecânica Last Man Standing, que te proporciona uma câmera lenta para alvejar o inimigo que está te matando, mais isto só pode acontecer caso o tiro que você tomar não for um tiro letal, ou na cabeça ou um tiro de uma arma de grosso calibre a queima roupa, o que trona o game mais difícil e desafiador.

mecânica Last Man Standing de regeneração do life
O Multiplayer de Max Payne é bastante divertido e viciante, é possível a montagem de clâns, customizar seus armamentos e personagem. As customizações vão de tênis, sapatos e chinelos a serem escolhidos, até caracterização facial, passando por cabelo, cor de pele dentre várias roupas e equipamentos que ao longo que seu personagem vai subindo de nível vai adquirindo dinheiro para serem destravados. Cada equipamento possui um benefício e um malefício, exemplo, o colete a prova de balas te dá resistência mais em contra partida te deixa mais lento.

A dublagem e músicas que ambientam Max Payne 3 pode ser hora um ponte forte, hora um ponto fraco do game, As músicas de funk com letras bem pesadas ouvidas no game na favela e no bordel, descreve bem o cenário que quiseram retratar, partes do jogo temos também músicas do rapper paulista Emicida, ao meu ver as músicas foram bem escolhidas e transmite bem ao jogador a atmosfera do game. O que deixa a desejar em certos momentos são as dublagens que parecem feitas por brasileiros que não falam a língua nativa por muito tempo, ou então atores dignos do cast da novela mutantes. Em momentos de ira os palavrões saem de forma tão forçada que parece uma criança quando começa aprender falar, em outros momentos não há sincronia da ira do personagem com a fala ouvida. Mais o mais desagradável é existir tantos brasileiros falando inglês fluentemente. Seria uma maravilha se isto fosse verdade, mais de fato ao meu ver esta é a maior bola fora do game. Nada que estrague. Certa forma é engraçado ao meio do tiroteio ouvir algum xingamento, bandidos se vangloriando e te ameaçando em português.

Ao jogar Max Payne tive uma pequena impressão de estar jogando mais do mesmo só que com visíveis melhorias, O jogo tem narrativa similar a Kane and Lynch Dog Days 2 (do qual escrevi neste post), não estou comparando ambos, Max Payne é infinitamente melhor, apenas a narrativa, á atmosfera, a barra que os personagens passam para se safar de bandidos e polícia simultaneamente é similar. Em minha opinião Max Payne superou a expectativas que eu tinha em torno deste título, transbordando clichês típicos de filmes de ação. Um ótimo jogo para quem gosta de ótimos jogos, tiroteios em terceira pessoa sem cessar, além de uma história envolvente contada de forma cinematográfica, no melhor estilo “Duro de Matar”.

Nota: 10