segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FIFA 12


Jogos de esportes normalmente estão a margem da predileção dos gamers mais hardcores, mesmo assim possui muitos fãs mundo afora. O Futebol como o esporte mais popular do planeta, também é o que possui mais adeptos no universo gamer, o que faz com que as produtoras invistam em melhorias fazendo com que os títulos fiquem cada vez mais parecidos a uma partida real, tornando de vez verdadeiros simuladores do esporte bretão.

Cada ano a briga entre a Konami e a Eletronic Arts com os seus títulos PES e FIFA respectivamente, acirra mais. A cada título lançado são feitas algumas melhorias e corrigido alguns erros das versões anteriores, mais sempre algum tenta surpreender com alguma possível inovação na jogabilidade, cada vez mais para cativar novos seguidores e não perder os que já são fieis as franquias.

Neste post falarei do FIFA 12, e suas mudanças em comparação ao título anterior, que já era bom, agora vamos ver ser o se o atual ficou ainda melhor:

Sou adepto aos jogos de futebol desde o SNES com o fantástico super star soccer, e acompanhei este avanço das franquias futebolísticas ao longo das gerações de consoles. Com isso me considero com alguma autoridade em fazer uma análise de um game futebolístico.

O título FIFA em seus primórdios sempre foi bastante criticado pelos gamers, devida sua facilidade e os gráficos que não ajudavam muito. Apesar de ter as licenças de usar nomes e escudos verdadeiros de times e seleções de todo mundo, o título ficava muito a quem de seus concorrentes criados pela Konami, ora o Pro Evolution Soccer, ora Super Star Soccer, ora o Winning Eleven. Todos estes com a mesma essências, mais o nome mudava de acordo com consoles e  de acordo com a região do mundo, basicamente é isto, aprofundarei neste assunto em outro post.

Com os consoles da nova geração, e em um bom nível de excelência atingido pelos criadores da Konami nas eras dos Playstation 1 e 2 e a falta de um concorrente direto que fizesse sombra aos títulos da empresa japonesa, acredito que houve um certo comodismo por parte dos produtores da Konami. Com um enorme número de adeptos aos games de futebol da empresa, a Konami se especializou em lançar um título cada vez mais igual ao anterior sem muita inovações gráficas e principalmente na jogabilidade que não chega a ser ruim mais se tornou cada vez mais manjada.

De olho nesta brecha deixada pelos japoneses foi ai que a Eletronic Arts deu o “pulo do gato” viu a oportunidade de reciclar o seu título que pouco apresentava diante ao PES da Konami. Com os consoles da nova geração o FIFA tomou a ponta como simulador de futebol mais vendido e jogado do mundo, com uma mecânica que lembrasse movimentos reais feito pelos jogadores de futebol durante uma partida, com uma física que se assemelha á realidade, e gráficos muito bem trabalhados e detalhados, isto não contado as licenças de vários clubes e seleções ao redor do mundo.

A versão atual do FIFA tem como ponto positivo principal inovar sem estragar aquilo que já era “Excelente” como diz o Sr. Burns. Os jogaores são dotados de uma inteligência artificial que exige cada vez mais do gamer. Os goleiros estão cada vez mais ágeis e espertos. A nova mecânica de impacto deixa o game com um ar e partida real, aquela coisa de jogador "espectro" não existe mais, e os choques corpo a corpo são inevitáveis. Mesmo sendo uma inovação positiva acredito que a Eletronic Arts deve fazer alguns ajustes nesta mecânica, que ainda apresenta alguns bugs, algumas vezes os jogadores se trombam e provocam algumas quedas desnecessárias e grotescas, mais este erro acontece esporadicamente, são engraçados, mais da mesma forma são frustrantes, acredito na melhoria desta inovadora mecânica no próximo título.
Jogo de contato bem mais reais

O gráfico melhorou, e diferente do PES os rostos dos jogadores no FIFA não parecem feito de borracha, a textura é um pouco mais real, e os closes de câmera na face de cada jogador mostra bem o que estou falando. Os menus, além de estarem mais bonitos, são mais fáceis de mexer, ponto positivo!
O áudio do game está incrível, dá pra se escutar o barulhinho da bola morrendo na rede quando o chute é muito forte, se o time empolga a torcida também empolga e isto é bem satisfatório. FIFA sempre se destacou por ter boas músicas de diversos artistas de todas as partes do mundo, e esta versão não é diferente, temos de Gabriel Pensador a The Storkes. O ponto fraco do áudio, é o game não ter mais a narração brasileira, parece que a EA abandonou de vez, já que a versão anterior também não teve.

Outro fator positivo e que no modo meneger, você encontrará desafios semelhante aos que treinadores de equipes reais encontram como incompatibilidade do elenco, jogadores insatisfeitos com a reserva ou com alguma posição que você possa utilizar improvisado. Estas arestas devem ser resolvidas e não ignoradas, pois os problemas podem refletir dentro de campo.
No modo carreira, jogadores terão "vontade própria"
 O modo online continua semelhante à versão anterior mais houve pequenas melhorias, existe modalidades de confrontos diretos entre amigos ou a possibilidade de buscar um adversário qualquer, como antes. Você pode fazer o seu time on line também e convidar amigos para fazer parte do seu elenco. A todo tempo há campeonatos a serem disputados, e você pode criar sua própria liga e chamar outros jogadores on line para disputarem.

Outra inovação offline é que agora pode-se jogar com até 7 pessoas simultaneamente, controlando a mesma equipe, ou divididos, a escolha é sua.
Goleiros cada vez mais espertos 
Enfim, a Eletronic Arts conseguiu uma coisa quase impossível melhorar aquilo que já estava perto do ideal, o FIFA 12 foi bem modificado em relação a sua versão anterior e o que faz com que torna um desafio cada vez mais difícil ate mesmo para os gamers mais experientes. Se você tinha alguma duvida em comprar ou não comprar o FIFA 12, o que eu te digo é que você esta perdendo tempo se não comprou ainda.A franquia FIFA consegue se reinventar a cada ano, o que faz dele um simulador de futebol que não se prende a uma jogabilidade fácil e previsível.

Nota: 9.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário