terça-feira, 25 de outubro de 2011

Obscure


Atire a primeira pedra aquele que não se interessou por um filme típico de estudantes estadunidenses estereotipados no melhor estilo de “Não é mais um besteirol americano” ou “American Pie”? E se entrelaçar-mos a isto tudo com um filme de terror classe B? Será que dá certo? Bom, de fato se estivermos falando do game Obscure pode ter certeza que sim! De fato não é nada comum ter-mos nomes como Stan, Kenny, Josh e Ashley, como personagens de um game survivor-horror.
Personagens tíicos de filmes "High school"
Obscure é um jogo que se passa em um típico Colégio Norte Americano chamado Leafmore. A história começa quando um dos personagens jogáveis do game, (Kenny), decide ficar até mais tarde no ginásio da escola para jogar basquete. No entanto no fim da atividade ele percebe que sua bolsa foi roubada e então decide procurar o ladrão. Com isso ele se depara com alçapão de porão aberto e decide entrar a procura do bandido.

...Santo chavão Batman, Quanto clichê há neste game, agora só falta um monstro no porão!...
É o que veremos:

Dentro do porão em uma sala parecida a um laboratório clandestino, Kenny encontra um outro aluno do colégio chamado Dan, que está com aparência típica de um habitante da cracolândia. Dan aconselha Kenny a sair dali, pois aquele porão é um lugar bastante sombrio, mais antes deles saírem do local, criaturas estranhas matam Dan, ao tentar fugir alguém fecha as portas do alçapão prendendo Kenny dento do porão.

Os demais personagens entram na história a procura de Kenny que é irmão de Shannon e namorado de Ashley, as duas sentem falta do atleta e chamam o repórter investigativo do colégio (Josh) para ajuda-las. O outro personagem, Stan aparece ao decorrer do game e ele se torna bastante importante pela sua habilidade em abrir portas trancadas.
Como um autêntico co-operative, cada personagem deste game possui habilidades distintas. Stan como um autêntico aluno problema que se adaptaria facilmente em Bullwort Academy (colégio do game Bully), como já disse, Stan é perito em destrancar portas, armários e cadeados.

...Será que o nome STAN para um cara com habilidade de arrombar cadeados foi proporcional?...

Josh, é um repórter amador que é um exímio investigador, Shannon é a garota Lisa Simpson da escola, e Ashley como seu namorado Kenny é uma atleta nata, e como uma lutadora da equipe do colégio, tem facilidade em manusear diferentes armas.

Longe de se destacar entre os games de survivor-horror com uma premissa marcante e bem elaborada, Obscure chega ser um título inovador por ser o primeiro jogo desta natureza com possibilidade de se jogar multiplayer, o que torna o game ainda mais interessante e divertido. De fato esta possibilidade facilita bastante, pois durante todo o jogo é preciso trabalho de equipe, o que de fato é bastante difícil de conseguir jogando sozinho com o computador controlando lerdamente o outro personagem.
Como em Alan Wake a lanterna serve como uma arma
Como em todo game de horror, os itens são bem valiosos, e as munições não são tão fartas quanto em um FPS, ou em qualquer filme do Rambo. Os tiros tem que ser certeiros e as lanternas se tornam armas fundamentais contra as sombras negras que assombram o colégio. A luz do dia é uma arma fundamental em partes mais criticas, para que você consiga utilizá-la como arma é preciso quebrar as janelas, esta interatividade com parte do cenário é um aspecto bem positivo por parte deste game, tanto que podemos ver esta mesma mecânica sendo usada em Alan Wake.
As munições são raridade, os tiros tem que ser certeiros
 Outro aspecto bastante positivo são os sons, música com um coral lírico infantil de fundo faz a atmosfera do game bastante sombria e assustadora em várias partes do game, em outras partes os seus passos sobre o piso de tábua corrida e o silêncio local fazem uma sintonia digna de frio na espinha. As dublagens são bem executadas, não destorcendo voz com as características dos personagens.

Os gráficos não são belíssimos, mais não deixam a desejar. O que vale mesmo a pena são os cortes de câmera, que de fato faz o suspense e apreensão do jogador aumentar. Em contra partida o andar dos personagens parece um pouco “robotizado”, o que poderia ter tido um cuidado maior, mais ao decorrer do game você acaba achando irrelevante. Outro aspecto negativo são os chefes, que muita vezes são repetidos, o que pode ser um facilitador por gravar-mos os ataques dos mesmos mais por outro pode ser frustrante pelo fato de ficar meio previsível demais. Uma gama maior de chefes teria resolvido o problema.

Obscure não chega ser uma obra prima em si, mais se você é dono de PS2, ou de um xbox e gosta se survior-horror é inadmissível que você não tenha jogado este game, que mesmo carregado de clichês se torna interessante pela inovadora mecânica co-operative.

Nota: 7.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário